domingo, 4 de janeiro de 2009

Tribos Urbanas

Título: Tribos Urbanas
Autores: Thayssa Oliveira Bianchini
Escola: [Escola não identificada]
Data de Publicação: 04/01/2009
Resumo do Trabalho: Trabalho sobre As Tribos Urbanas, realizado no âmbito da disciplina de Sociologia (12º ano).
Ver o Trabalho Completo

4 comentários:

Anónimo disse...

Meu nome é Gabrielle e eu queria deixar algumas observações. A primeira delas é que há alguns erros ortográficos na matéria. O segundo, é que em relação as tripos de Emos e From uk, algumas informações estão totalmente erradas.
Emos: Eles não cortam os pulsos,é só uma maneira emotiva de se expressar verbalmente, aquela foto não é de um emo e sim de um from uk e aquelas bandas não fazem parte do cenário emo, as que fazem parte são bandas de Hard Core.
From Uk: Não são alvos de achacação,pelo contrário,são até admirados pela sua criatividade e aquela foto é de "falsos from uk".

Estou dando estes toque porque faço curso de vestuário e eu estou sempre estudando esses estilos. Sou From Uk e não admito que reportem coisas erradas sobre nós, isso só faz mal imagens da gente e colocam coisas que na realidade não tem nada a ver com o estilo de ser.
Então antes de colocar uma reportagem num meio de comunicação tão abrangente, pesquise mais um pouco e procure saber na realidade como as coisas são, porque existem muitas matérias na internet e revistas, mas que muitas vezes não falam a realidade. Tome cuidado com isso!

Obrigada pela sua atenção.

Anónimo disse...

Gostei muito deste trabalho :D
Aqui falaste de muitos estilos nao criticando uns ou ilugiando outros
No fundo mostraste os lados bons e maus de cada estilo
Eu não me considero uma "chunga" como me chamam .. Simplesmente gosto de usar ouro porque acho bonito e gosto de arranjar o meu cabelo com gel ^^
Odeio todas essas pessoas que definem chunga como um estilo de pessoas pobres e que nao tomam banho ou algo do genero

ADOREI :DD
Beijinho, Martúxa'

Anónimo disse...

oi meu nome é susana e tenho 12 anos e tive q faser um trabalho com esse tema.
quando achei esse site fiquei muito felis pq nao precisei faser nem a conclusão, muito obrigada.
adorei o site parabens as imagens sao perfeitas.
:D

Anónimo disse...

O meu nome é José,e tenho 27 anos de idade.Tenho alguns reparos a fazer deste trabalho.

1ºPrimeiro,a apresentação é exelente,focou algumas tribos,da conclusão do mesmo trabalho disse que faltou falar em outras tribos urbanas.Eu até poderia sugerir alguns,como por exemplo Nudismo/naturismo,a tribo que defende a nudez social,frequenta normalmente locais onde pode andar nú,ou os coloridos movimento baseado das bandas pop/rock brasileiras e que a cor da roupa utlizada pelos mesmos é a principal caracteristica do seu estado de espirito,ect...

2ºHá determinadas situações,onde parece que está a humorizar com o objecto de estudo,e torna-se quase arrogante com os mesmos,sendo parcial e não respeitando as diferenças,pegar do exemplo dos "Betos".
"Grupo com mais adeptos em Portugal.",se reparar bem em todo o mundo pode haver betos,mas com outro tipo de nomes,por exemplo do Brasil "Nerd´s".
Outro exemplo os "DORK"
"Aparência:
Extremamente magro ou extremamente gordo, com falta de higiene pessoal.",se está a fazer um trabalho escolar ou informativo cuge o estudo,são os comportamentos sociais,não vamos avaliar os aspectos fisicos ou a falta ou não de higiene pessoal,mas sim o que isso influência socialmente a vida dessa tribo.
Mais outro exemplo "PREPPY"
"As marcas que vestem essa cultura são tais como o estilo destas: Brooks Brothers, J. Press, J.Crew, J. Mclaughlin, Polo Ralph Lauren, Lacoste",volto a repetir este trabalho não é sobre o que as diferentes tribos urbanas vestem ou não do seu dia-a-dia.Mas sim o que isso das roupa das grande cadeia de moda internacional influênciam ou não o seu comportamento social.
Ainda outro exemplo mais fagrante que é a tribo "YUPPIES":Não sei se vive numa cidade ou não.Uma das coisa que o seu professor exigia do trabalho,acho eu era procurar traços comuns entre todas esta tribos que descreveu durante o trabalho e não tentando taxa-las,como sendo ou não fixes.O que acontece com esta tribo,começando da parte das caracteristicas "Praticam squash, golfe e ténis e almoçam em casas de sushi ou em bares da moda que servem cocktails",muitos desse jovens não gostam de ir a casas de sushi e nunca foram aos bares da moda porque não têm capacidades economicas para ir a esses locais.

3ºOs "Drag Queen",não são uma tribo urbana,mas sim,"Drag queens ou Drag kings são artistas performáticos que se travestem, fantasiando-se cômica ou exageradamente com o intuito geralmente profissional artístico."
FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Drag_Queen
Grupo com INTUITO PROFISSIONAL E ARTISTICO que vestem-se do sexo oposto,que ganham dinheiro por faze-lo.

4ºE o trabalho encorre muitas vezes para os preconceitos sociais,como é o caso do exemplo em cima,como as pessoas veêm uma coisa fora do normal,como por exemplo homens vestidos de mulheres são logo taxados como uma "tribo urbana",os gays,os bichos raros,ect...Ainda há o exemplo mais preconceituoso,os "Vegans" é um estilo de vida ,ou melhor ainda,uma filosófia de vida,que as pessoas que a defendem acreditam que toda a vida vêm e se alimenta somente Mãe Natureza e não come tudo que seja animal e seus derivados porque é anti- natura.Quer dizer,matam um animal para servir de sobrevivência a outro?!!!

Terminado,acho que este trabalho poderia ser exelente,se não fossem não só os erros ortograficos(que vez e quando aparece uns termos brasileiros,ou parecendo que o/a autor/a pertence a uma ou outra tribo,mas nada de grave) e esse raparos a fazer,e acrescentando mais algumas tribos,como o naturismo ou os coloridos.O trabalho poderia até ir para o jornal de turma ou escola.